
Imagens em movimento e a produção de presença em Misanthrofreak
2018; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26512/vis.v17i2.20640
ISSN2447-2484
AutoresRodrigo Desider Fischer, Roberta Kumasaka Matsumoto, Glauber Gonçalves de Abreu,
Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoNeste artigo, por meio do estudo do espetáculo Misanthrofreak, de Rodrigo Fischer (2014), buscamos apontar de que modo as imagens em movimento podem se constituir como agenciadoras na produção de presença. Desde o final do século XIX, primeiramente o cinema e, em seguida, o vídeo têm estimulado e modificado nossa percepção, nossa relação com o mundo e, consequentemente, nosso entendimento sobre o trabalho do ator, a presença, os desdobramentos do tempo e do espaço cênicos e, neste sentido, os limites das artes da cena. Apresentamos os conceitos de cineficação e fotogenia para descrever momentos do processo criativo de Misanthrofreake demonstrar a despossessão do corpo orgânico em relação às imagens e objetos, desestabilizando certo núcleo de produção de presença em cena e, com isso, a própria noção de teatralidade.
Referência(s)