
Proposta curricular emancipadora versus movimento (conservador) Escola sem Partido
2018; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22483/2177-5796.2018v20n3p601-615
ISSN2177-5796
AutoresEraldo Leme Batista, Ana Paula Noffke,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoNeste artigo apresentamos estudos e análise referente ao processo de organização, debate e implementação de um currículo que abrangesse todas as escolas públicas do Estado do Paraná, Região Oeste do Estado. Verificamos em nossa pesquisa que foi um processo rico de debate entre professores que participaram desse processo, culminando com a aprovação do projeto. Constatamos que essa investidura só teve êxito em decorrência do empenho de educadores que acreditaram na possibilidade de concretizar essa proposta. Demonstramos a importância da construção de um currículo fundamentado na perspectiva filosófica clássica, conteudista e omnilateral. Se o currículo construído na Região Oeste do Paraná defende o saber elaborado, clássico, vemos ao mesmo tempo, movimento de expressão nacional, como o Escola Sem Partido, defender educação sem fundamentação filosófica, teórica, além de defenderem uma escola não estatal, não gratuita, não laica e não científica.
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