Os usos do gênero na campanha presidencial de 2014: mulheres na propaganda eleitoral brasileira
2018; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31068/tp.27103
ISSN2236-0107
AutoresJoyce Miranda Leão Martins, Cristina Altmann,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoCompreendendo a importância de estudos que problematizem como as diferencas de genero se (re)produzem e se atualizam no campo politico-midiatico, o objetivo deste artigo e refletir sobre os diferentes usos do genero nas propagandas eleitorais brasileiras. O recorte empirico e o primeiro turno da campanha presidencial de 2014, na televisao, que tem como candidatas Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores - PT - postulante a reeleicao); Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro - PSB) e Luciana Genro (Partido do Socialismo e Liberdade -PSOL). O trabalho busca responder as seguintes questoes: como as candidatas tentam construir suas imagens no espaco das propagandas partidarias? Ser mulher importa em uma eleicao presidencial no Brasil? O metodo de analise utilizado e o da analise do discurso, sendo centrais os conceitos de ethos e lugar de fala.
Referência(s)