Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Na trilha dos genes: uma proposta de jogo didático para o ensino de Genética

2018; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.16923/reb.v16i2.795

ISSN

2318-8790

Autores

Fabricio Luís Lovato, Thanara Muraro de Christo, Daiane Schio Pagliarini, Francielle Da Rosa Costa, Marlise Ladvocat Bartholomei‐Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Muitos estudantes, do Ensino Médio e do nível universitário, encaram a Genética como uma das mais difíceis disciplinas da Biologia. A utilização de metodologias didáticas diversificadas torna-se uma ferramenta promissora para o ensino, complementando o conteúdo teórico e melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Um importante método envolve a utilização de jogos didáticos, os quais reúnem em si as funções lúdica e educativa. Entre seus benefícios, a utilização dos jogos didáticos favorece a motivação, o desenvolvimento do raciocínio e a socialização. Este artigo apresenta uma proposta de jogo didático de trilha, intitulado ‘Na Trilha dos Genes’, envolvendo tabuleiro e cartas de perguntas e curiosidades. A proposta é de baixo custo de implementação e visa propiciar aos estudantes uma melhor compreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Genética.

Referência(s)