
Menos com Menos é Menos ou é Mais? Resolução de Problemas de Multiplicação e Divisão de Números Inteiros na Sala de Aula
2018; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.3387/rpem.v7i14.1723
ISSN2238-5800
AutoresEvanilson Landim, Lícia de Souza Leão Maia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAfirmar que menos com menos e mais nao e uma acao trivial, tampouco, uma verdade que se sustenta em todas as situacoes. O artigo, ora apresentado, busca compreender as dificuldades e resistencias de adolescentes, jovens e adultos escolarizados na compreensao dos conceitos relativos a multiplicacao e a divisao de numeros inteiros. Foram feitas entrevistas clinicas realizadas junto a 32 estudantes ja escolarizados na multiplicacao e divisao de numeros inteiros. Os participantes responderam a 17 itens distribuidos em tres questoes elaboradas e analisadas a partir da teoria dos campos conceituais. Os resultados trouxeram a tona que tanto os estudantes da EJA quanto os do 8o ano do Ensino Fundamental, ainda apresentam dificuldades na resolucao de situacoes que envolvem a multiplicacao e a divisao de numeros inteiros relativos.
Referência(s)