
A Influência da Denominação de Origem na Percepção de Consumidores de Café: Um Estudo com Brasileiros e Franceses
2018; Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21529/recadm.2019006
ISSN1677-7387
AutoresAdriana Dossin, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan, Tatiana Piccin,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoAs indicações geográficas conferem autenticidade aos produtos, estimulando a economia local. Dentre elas, a Denominação de Origem (DO) é a única a garantir padronização dos métodos de produção, inferindo qualidade ao produto final. As DOs brasileiras são utilizadas em âmbito nacional, mas podem conferir vantagem competitiva em nível internacional. Assim, este estudo analisou a utilização do selo de DO em cafés da região do Cerrado Mineiro e seu efeito na percepção de qualidade, confiança, intenção de compra e disposição de preço a pagar de consumidores brasileiros e franceses. Para isso, foi realizada uma pesquisa experimental com design fatorial 3x2, considerando três modelos de embalagem para o café, com variação na apresentação do selo “Made inBrazil” e na DO. A amostra foi composta por 180 casos válidos, sendo 90 consumidores franceses e 90 brasileiros. Os resultados mostram que o reconhecimento da região certificada influencia as percepções sobre o produto, tanto para os consumidores brasileiros quanto para os consumidores franceses.
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