Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos

2018; Volume: 18; Issue: 39 Linguagem: Português

10.31496/rpd.v18i39.1212

ISSN

1519-0919

Autores

Maria Luisa Cervi Uzun, Jaqueline Brigladori Pugliesi, Carlos Eduardo de França Roland,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho objetivou investigar, na perspectiva dos alunos, a sua aprendizagem quando se utiliza o método aprendizagem baseada em projetos (ABP). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Galvão, Pluye e Ricarte (2017). Para isso, foi enviado um questionário com 20 itens na escala Likert para verificar o nível de concordância e um item para resposta aberta objetivando fazer análise das mensagens escritas pelos alunos num curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Faculdade de Tecnologia envolvendo as disciplinas de Estatística Aplicada, Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Linguagem de Programação. Este artigo é pautado nas principais teorias da aprendizagem de Lev Vygotsky (1896-1934), John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987) e David Ausubel (1918-2008). Os dados permitiram verificar, na perspectiva dos alunos, aspectos pedagógicos como: o seu grau de satisfação, autonomia, o papel do professor, entre outros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX