
PRODUÇÃO DE TEXTO COESO E COERENTE A PARTIR DA LEITURA DE MINICONTOS
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2359-1064
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPretende-se, neste artigo, apresentar (e expor uma reflexao sobre os resultados alcancados) uma atividade didatica realizada numa turma de 8o ano de uma Escola Estadual da cidade de Serrana-SP. Ancorada teoricamente nas reflexoes de Geraldi (2003) e Mendonca (2006) relacionadas ao ensino voltado a analise linguistica, e as concepcoes dos mecanismos de constituicao textual de Koch (1993), a atividade didatica teve como objetivo a producao escrita de um texto narrativo coeso e coerente a partir da leitura de minicontos. Para sua producao, previamente, os alunos leram os minicontos “Bala perdida” de Wilson Freire (2004), “Sopa” de Bruno Scartozzoni (2012) e os minicontos sem titulos (transcritos no desenvolvimento deste artigo) dos autores Spalding (2009) e Furtado (2004), conheceram suas caracteristicas, construiram sentidos possiveis, reelaboraram historias e criaram as proprias. Os resultados obtidos atenderam ao objetivo proposto, considerando que as producoes textuais se mostraram, em sua maioria, coesas e coerentes, e tambem pela receptividade dos alunos com relacao ao genero textual escolhido.
Referência(s)