Conhecimento e espaços de poder: trajetórias da pesquisa acadêmica feminista no Brasil

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44888

ISSN

1981-0695

Autores

Elena de Oliveira Schuck,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo pretende mapear o lugar da teoria política feminista no campo de pesquisa das ciências sociais no Brasil. O propósito é o indicar as contribuições da pesquisa acadêmica feminista para se pensar os espaços de poder ocupados pelas mulheres, considerando a universidade enquanto espaço de legitimação de discursos e conhecimento. Discute-se a definição conceitual de pensamento feminista, considerando a natureza dual de ação e reflexão, para então abordar a trajetória entrelaçada do feminismo brasileiro como movimento social e campo de pesquisa científica. Por fim é feito um mapeamento dos espaços institucionais e universitários que acolhem as discussões feministas, e também da função de revistas acadêmicas para a inserção das discussões feministas na universidade, em especial na área das ciências humanas. Busca-se reconstituir a tomada de espaço do feminismo no campo da pesquisa acadêmica, destacando os principais desafios que o pensamento feminista enfrenta para legitimar-se enquanto discurso científico válido.Palavras-chave: Pesquisa acadêmica. Movimento feminista. Espaço de poder. Conhecimento.Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4107/3727

Referência(s)