
A crença na imagem e a reorientação da história através de sua representação
2018; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34176/icone.v16i2.238008
ISSN2175-215X
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoNo embate entre verdade e realidade, entre real e ficcional, entre formas de representação e formas de vida, o presente artigo delineia os descaminhos de uma crença na imagem e um contexto inseparável entre imaginário histórico e imaginário estético para analisar o filme O Ato de Matar (Reino Unido / Dinamarca / Noruega, 2012), de Joshua Oppenheimer. Observa-se na obra como o repertório audiovisual, a recuperação mnemônica e a encenação ficcional se misturam numa provocação narrativa do documentarista com seus documentados. Para além de um acerto de contas com o inimigo, com torturadores responsáveis pela morte de milhares de pessoas, com um trauma nacional na Indonésia, a produção desenha relações de inocência, consciência e inteligência entre indivíduos e imagens, instituindo uma história que só pode ser restituída, repensada, reivindicada através de sua própria representação.
Referência(s)