Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino e o aprendizado do inglês como língua estrangeira em uma escola bilíngue para surdos: reflexões sobre a prática pedagógica

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rs.v3i2.55515

ISSN

2448-0797

Autores

Edvanilda Antônia Borges, Layane Rodrigues de Lima,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar facilidades e dificuldades próprias ao processode ensino e de aprendizagem do inglês como LE por alunos surdos em uma escolabilíngue, localizada em Brasília-DF. A base teórica se pauta nas discussões sobre osujeito surdo, sua língua e sua cultura, bem como sobre o processo de ensino e deaprendizagem. Foram realizadas observações de aulas, entrevistas e aplicadosquestionários a quatro estudantes surdas e a duas professoras de inglês da escolaobservada. Os dados indicam a necessidade de se utilizar métodos de ensino quecontemplem as especificidades linguísticas e culturais dos surdos, especialmente noque se refere ao uso da Língua Brasileira de Sinais nesse processo.

Referência(s)