A solidão das meninas negras: apagamento do racismo e negação de experiências nas representações de animações infantis
2018; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.29146/eco-pos.v21i3.20239
ISSN2175-8689
AutoresKarina Gomes Barbosa, Francielle De Souza,
Tópico(s)Cultural Identity and Representation
ResumoEste artigo analisa representações, imagens e afetos da infância feminina negra na mídia. Para isso, foram mapeadas e investigadas seis meninas negras protagonistas de desenhos animados exibidos pela TV a cabo no Brasil. Com a perspectiva culturalista e o aporte teórico dos estudos feministas e de raça, verificamos por meio de análise fílmica como as animações lidam com o imbricamento entre raça, gênero e infância, produzindo efeitos de solidão e silenciamento. Além disso, este trabalho busca questionar a ideia de menina negra, os recentes discursos em torno do empoderamento das meninas para o desenvolvimento global e os afetos acionados pelos produtos midiáticos em análise, colocando-os em diálogo e em tensão com a realidade vivida por meninas negras brasileiras, duramente atravessada pelas desigualdades de gênero, raça e classe.
Referência(s)