Artigo Produção Nacional

PSICOMOTRICIDADE NA PROMOÇÃO DE QUALIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Juliana dos Santos Romanha Guzzo, José Roberto Gonçalves de Abreu, Marcus Vinnycius de Jesus, Odirley Rigoti, Juliana Martins Cassani, Luciana Barbosa Firmes, Guilherme Bicalho Nogueira, Jéssica Silva Ribeiro,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Introducao: Envelhecer e um aspecto do ser humano inerente e universal, pois a medida que o tempo passa, o individuo, constitui-se em um processo de alteracoes morfologicas e funcionais do organismo (JECKEL NETO, 2002; NETTO; PONTE, 2005). Processo este que reflete na aparencia e no amadurecimento cognitivo (PARENTE, 2006). Logo, um dos determinantes, mais importantes, da saude do idoso e o estilo de vida (BERLIZI; ROSA, 2002). Como agente de promocao na qualidade de vida, a psicomotricidade assume importante papel tanto para a prevencao e tratamento das dificuldades quanto para a exploracao das potencialidades ativas em cada ser, pois visa aumentar a capacidade de interacao do idoso com o ambiente atraves da atividade corporal e sua expressao simbolica. Estas atividades acontecem no Projeto de Extensao Maturidade Ativa, da Faculdade Vale do Cricare (FVC), localizada no municipio de Sao Mateus no Espirito Santo. Descricao: Os idosos atuantes no Projeto de Extensao realizam atividades psicomotoras duas vezes na semana, com duracao de 40 minutos. As atividades acontecem no laboratorio de praticas corporais e/ou praticas esportivas ou no laboratorio de recursos terapeuticos instruido pelos academicos dos cursos de Fisioterapia, Educacao Fisica, Enfermagem e Pedagogia, e acompanhado pelos respectivos docentes/coordenadores dos cursos. Na execucao das atividades utiliza-se metodos cientificos pedagogicos e criativos em que o idoso movimente o corpo, ative o cerebro e alegre a alma atraves de propostas de relaxamento, equilibrio, tonicidade, coordenacao, memoria, alongamento, reflexao e meditacao. Alem dos recursos (bambole, cordas, tunel, som, bola, peteca, etc.) utilizados, durante a aula trabalha-se em conjunto com tecnicas fisioterapicas, para a capacitacao global dos participantes. Impactos: Atraves do desenvolvimento destas atividades a equipe atuante percebe que trabalhar de forma colaborativa favorece a execucao do exercicio como tambem o fortalecimento do afeto entre os instrutores (academicos) e os participantes (idosos) e a confianca da pratica dos academicos que orientam as atividades. Alem disso, nota-se que executar atividades psicomotoras permite aos academicos um melhor conhecimento do funcionamento dos movimentos corporais e suas articulacoes, pois conseguem sair do plano abstrato da teoria e partir para o concreto (realizacao da pratica). Destacam ainda, os instrutores, que as condutas psicomotoras devem ser realizadas de maneira consciente, intencional e sensivel. Outro ponto importante e a seriedade em que executam o Projeto tendo como consequencia o amadurecimento dos futuros profissionais e o cumprimento da etica e respeito ao paciente. Consideracoes: Apos as atividades psicomotoras realizadas, nota-se que com o auxilio dos academicos de Fisioterapia, os idosos praticam e corrigem com frequencia a postura corporal nos movimentos diarios e dos exercicios, que vem proporcionando aos idosos um bem-estar, um maior fortalecimento e elasticidade muscular. Mediante o acompanhamento dos idosos institucionalizados observa-se que as atividades psicomotoras lhes possibilitam um melhor desempenho fisico e mental, pois trabalha o corpo em movimento como um todo. Portanto, e preciso empenha-se, ao trabalho com idosos, nao apenas em longevidade, mas principalmente, em viver com qualidade.

Referência(s)