Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

JOGOS PEDAGÓGICOS E A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES. PEDAGOGICAL GAMES AND THE INTERACTION BETWEEN SEERS AND VISUAL DISABLED STUDENTS.

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 30 Linguagem: Português

10.22409/revistaleph.v0i30.39262

ISSN

1807-6211

Autores

Andréa Guerra Pimentel, Glauca Torres Aragon,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A obra de Vigotski discute os limites à participação social e cultural das pessoas com deficiências e propõe a criação de oportunidades educacionais que promovam a apropriação cultural por parte do educando com deficiência através da compensação social. Jogos pedagógicos podem favorecer a aprendizagem colaborativa e, se adaptados, podem estimular a troca de conhecimentos entre alunos com e sem deficiência visual. Um levantamento bibliográfico relativo a jogos pedagógicos acessíveis a deficientes visuais, no período de 2012 à 2016, com foco na área de Ciências Naturais revelou poucos artigos. Diante desta escassez, concluímos que o desenvolvimento e o uso de tais ferramentas ainda constitui um campo que requer atenção com o objetivo de promover uma efetiva inclusão escolar desses sujeitos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX