
(Re) Percussões de “Missa dos Quilombos”
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5965/2525530403022018164
ISSN2525-5304
Autores Tópico(s)Music History and Culture
ResumoEste artigo propõe reflexões sobre Missa dos Quilombos, LP produzido e gravado ao vivo em 1982, com música e arranjos de Milton Nascimento para letras do sacerdote Pedro Casaldáliga e do poeta Pedro Tierra, reeditado em CD em 1995. Tomaremos os fonogramas como fonte maior de nossa análise, mas procurando articulá-los ao evento e à repercussão do rito religioso que gerou a gravação, na medida em que estes contribuem também para elucidar o projeto estético e político maior que engloba todos estes registros. Aliando a análise interdisciplinar dos estudos de canção e música popular à investigação historiográfica de fontes impressas, esperamos, finalmente, compreender a Missa e sua gravação como partícipes da história cultural brasileira, relevantes na retomada democrática justamente pela forma como nelas confluem linhas mestras da afirmação de matrizes culturais e religiosas afrodiaspóricas como elementos indispensáveis da história e da sociedade brasileira e latino-americana.
Referência(s)