
Uso de documentário no curso de medicina e a reflexão sobre temas éticos associados ao aborto
2018; Conselho Federal de Medicina; Volume: 26; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1983-80422018264279
ISSN1983-8042
AutoresIanna Muniz, Liliane Lins-Kusterer, Marta Silva Menezes,
Tópico(s)Male Reproductive Health Studies
ResumoResumo O ensino das humanidades na graduação de medicina, principalmente da ética e bioética, é imprescindível para o sucesso da futura relação médico-paciente. A arte cinematográfica vem se destacando como instrumento eficaz de ensino-aprendizagem, pois prepara o aluno para refletir e lidar com diversos conflitos da prática médica. Trata-se de estudo descritivo, com método qualitativo e emprego da técnica de análise temática a partir do documentário “À margem do corpo” como recurso didático para identificar as principais temáticas éticas abordadas pelos alunos e seus posicionamentos em relação a elas. Participaram deste estudo 50 alunos do segundo período de curso de medicina. Quatro temáticas principais foram discutidas: vulnerabilidade e redução da autonomia; objeção de consciência; desumanização e negligência na assistência à saúde; e aborto.
Referência(s)