
TRABALHO INTERDISCIPLINAR BEM ESTAR DO CUIDADOR E DA CRIANÇA
2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresAnna Karoline Lopes Rocha, Fernanda Carvalho Silva Vieira, Isabela Tereza Paixão Amarante, Jéssica de Moura Guerra, Laura Barroso Costa, Lorena Luiza Ribeiro Dias, Raphaela Emília Neves Gitirana Marins, Rosa de Lourdes Lima Dias Franco,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoIntroducao: Ao longo do periodo gestacional, uma mae prepara-se para o nascimento de seu filho, vivenciando momentos inesperados. A deficiencia (fisica e/ou mental) e um fenomeno complexo, dinâmico e multidimensional que repercute no contexto familiar, social e politico dessa crianca. Sabe-se que ha um numero significativo de familiares com individuos portadores de deficiencias diversas, e que os demais envolvidos adquirem a responsabilidade de prover suporte e cuidados tanto a lacos consanguineos quanto a amigos dotados de tais privacoes. A assistencia prestada pelos familiares e voltada a patologia da crianca, pois esta e vista como unico problema existente, o que destina todo o foco em torno da melhora de um quadro clinico. Assim, o aspecto psicologico da familia, em especial da mae, e negligenciado, o que restringe a tal somente a funcao de cuidadora e de executora de ordens profissionais. Deste modo, realizou-se uma vivencia de conscientizacao e intervencao com maes e criancas no Ambulatorio de Pediatria do Centro Clinico de Fisioterapia da PUC Minas em Belo Horizonte, caracterizado pela oportunidade de promocao de bem estar e consequentemente saude para estes individuos. Descricao: Esta atividade compreendeu o marco teorico das Praticas Integrativas Complementares em Saude (PICS) acarretando uma aproximacao das alunas do estagio em Neuropediatria com as maes das criancas para um dialogo e compreensao de problemas. As maes foram convidadas a comparecerem no dia de atendimento para a intervencao. As alunas se dividiram em dois grupos, sendo um grupo composto pelas maes no qual receberam perguntas-tema com roda de conversa sobre os problemas gerado por essas perguntas e, informacoes a cerca de cuidados com as criancas em casa e meditacao para relaxamento. Um outro grupo constituido pelas criancas recebeu pelas alunas atividades ludicas (com desenhos, entretenimento audiovisual e brinquedos). Impactos: A atividade com as maes e criancas gerou uma quebra das negligencias relacionadas as suas necessidades, particularidades e integralidade humana, e a algumas dificuldades expressas pelas maes, gerando bem estar, o que e proporcionado pelas atividades de lazer. A comunicacao entre as maes, familiares e o cuidadores com os profissionais da saude e de suma importância e foi fundamental para ampliar o conceito de saude, e dos fatores ambientais que cercam as criancas e as maes cuidadoras. Consideracoes: A atividade foi de suma relevância, pois contrapos as atividades propostas as principais queixas abordadas pelas maes, tornando possivel orienta-las e estreitarem a relacao terapeutas e maes e tambem as interpessoais. Mostrou-se como uma grande oportunidade e como desafio para que parte do grupo tivesse a experiencia de um contato direto com as diferentes condicoes de saude encontradas nas criancas atendidas e as demandas estabelecidas pelas maes.
Referência(s)