Uma imagem vale mil palavras: representando listas de páginas da web usando imagens para pessoas com deficiências de aprendizagem
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5433/1984-7939.2017v2n2p271
ISSN2448-0320
Autores Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoO uso de imagens, simbolos e outras representacoes graficas em sites e uma pratica comum e e aconselhavel na literatura sobre design web, particularmente no que diz respeito a pessoas com dificuldades de aprendizagem. No entanto, ha uma escassez de literatura sobre a eficacia de usar imagens dessa maneira e sobre o que poderia ser a representacao pictorica mais eficaz de varios topicos relacionados a - a mudanca do ambiente protetor da escola para o mundo adulto de empregos apoiados e uma vida mais independente. O objetivo do estudo foi determinar quais foram as representacoes mais efetivas de temas relacionados a transicao - como lazer, saude e educacao - em relacao a tres tipos de representacao fotografica e artistica - fotos, icones e Widgits. O estudo foi realizado em duas etapas. Uma etapa qualitativa explorou os significados dados a varias fotos e icones, selecionados de sites e literatura apropriados. O estagio dois consistiu em um exercicio on-line, no qual os participantes sao apresentados com varias fotos ou outras representacoes e selecione a qual categoria pertence (saude, trabalho etc.).Os resultados sugeriram que, embora insistivamente sensato, o uso da representacao grafica nao pode realmente ajudar a compreensao do conteudo, devido as dificuldades inerentes a tentativa de encapsular conceitos dentro de uma unica representacao. Topicos mais concretos, como Amigos, sao mais faceis de representar de forma grafica do que conceitos como Suporte ou Seguranca. As representacoes mais efetivas foram fotograficas, sendo Widgits o menos efetivo. Um caso forte poderia ser feito a partir desses resultados para renderizacao de audio de rotulos.
Referência(s)