A permanência e o sucesso dos alunos das escolas de tempo integral no município do Jaboatão dos Guararapes na perspectiva dos pais.
2017; University of Jaén; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Inglês
ISSN
2603-9443
AutoresFrancisco José Amorín de Brito,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEnglishThis paper is a summary of the masters dissertation, written by myself, on Education Sciences, which was defended in July 2017, at Universidade Autonoma de Assuncao – UAA, that analyzed if the permanency of students in full-time schools influences or not their scholar success. We utilized documental research and the application of questionnaires with 547 among three groups: students, parents and teachers. The research brings at its core, contributions from Anisio Teixeira, Darcy Ribeiro and Cavaliere. Among the two confirmations found on the research, one of them showed that the scholar success of full-time students in Jaboatao dos Guararapes, happens because of their permanency at school all day long through diverse pedagogical activities; a systematic pedagogical monitoring; a daily routine according to the specifications and singularities from each school; the articulation and integration of the school with the community/family. portuguesEste artigo e um resumo da dissertacao de mestrado, de minha autoria, em Ciencias da Educacao, que defendi em julho de 2017, na Universidade Autonoma de Assuncao – UAA, que analisou se a permanencia dos alunos das escolas de tempo integral influencia ou nao no sucesso escolar deles. Utilizamos a pesquisa documental e a aplicacao de questionarios, com 547 pessoas pesquisadas em tres grupos: alunos, professores e pais. A pesquisa traz em seu bojo contribuicoes de Anisio Teixeira, Darcy Ribeiro e Cavaliere. Entre as duas constatacoes encontradas na pesquisa, uma delas mostrou que o sucesso escolar dos alunos das Escolas de Tempo Integral do Jaboatao dos Guararapes, acontece por conta da permanencia o dia todo na escola com atividades pedagogicas diversificadas; de um acompanhamento pedagogico sistematico; de uma rotina diaria de acordo com as especificidades e singularidades de cada escola; e da articulacao e integracao da escola com a comunidade/familia.
Referência(s)