A liderança em contexto educativo: validação da escala ética, transformacional e moral
2018; Coimbra University Press; Volume: 61; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14195/1647-8606_61-2_2
ISSN1647-8606
AutoresLurdes Neves, Joaquim Luís Coimbra,
Tópico(s)Psychodrama and Leishmaniasis Studies
ResumoO conceito de liderança tem sido alvo de análise e estudo, particularmente no contexto organizacional. Existe bastante complexidade em definir a liderança resultando num conjunto vasto de definições, contudo, existe alguma confluência na representação da liderança enquanto o processo de influência exercido como forma de atingir determinados objetivos. O presente estudo teve como objetivos: realizar a validação das escalas de Liderança ética, moral e transformacional em contexto educativo. Numa amostra de 204 professores foi possível verificar o comportamento dos três questionários ao nível da validade de constructo e da fiabilidade. As escalas de Liderança avaliadas (ética, transformacional e moral) apresentaram bons níveis de ajustamento à estrutura fatorial e valores de fiabilidade entre aceitável e excelente.
Referência(s)