
A REIFICAÇÃO DA CULTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO TREM DA VALE SOB A ÓTICA DA INDÚSTRIA CULTURAL
2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 29 Linguagem: Português
10.26512/resafe.v0i29.21007
ISSN1679-8775
AutoresIngrid Anastácia de Sousa, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque, Rosany Cecília de Sena,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA mineradora Vale S.A., ativamente atuante na região de Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, idealizou um projeto direcionado à Educação Patrimonial que durante 8 anos foi considerado como um dos principais projetos com viés cultural da região. Neste contexto, considerando que a Educação Patrimonial é de extrema importância para a formação da identidade cultural e social do indivíduo autônomo, objetiva-se analisar, sob a perspectiva crítica, as inter-relações entre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com o conceito que carrega a Indústria Cultural, conforme cunhado pelos teóricos críticos Theodor Adorno e Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento” (1985). Para tanto, para a realização da análise empírica utilizou-se como categoria de sentido a tese de Francisco Rüdiger (2004) sobre os esquematismos interpretativos comumente presentes nas práticas da Indústria Cultural.
Referência(s)