Cidades Sensacionais. Análise da campanha “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”
2018; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.29146/eco-pos.v21i3.12380
ISSN2175-8689
AutoresLidiane Santos de Lima Pinheiro, Patrícia Carla Smith Galvão, Camila Leite Oliver,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA campanha publicitária “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”, publicizada durante a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 (sediados no Brasil) para divulgar no exterior os principais destinos turísticos do país, define como “sensacional” a experiência do turista no Brasil. O objetivo do artigo é, a partir do modelo semionarrativo de A. Semprini, analisar tal campanha, sobretudo os anúncios que representam os espaços urbanos, a fim de identificar os valores sugeridos por seu discurso, observando como tais manifestações da marca Brasil apresentam as cidades brasileiras para o público estrangeiro. A campanha, discursivamente, reinventa as cidades e sugere que o mundo se encontra no Brasil por sua diversidade cultural; assim, constrói sentidos de integração e multiculturalidade e reforça a ideia do Brasil como um país sensacional. Palavras-chave: Análise Semionarrativa; Cidades; Discurso; Marca País; Publicidade.
Referência(s)