Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Uma escola para a independência e para a responsabilidade: o Jardim Infantil Pestalozzi

2018; Volume: 21; Linguagem: Português

10.17979/srgphe.2017.21.0.4592

ISSN

2659-9589

Autores

Ana María Pessoa,

Tópico(s)

Historical Education Studies Worldwide

Resumo

O Jardim Infantil Pestalozzi (1955-…) é uma escola de ensino particular, em Lisboa. Este artigo dá conta da investigação que sobre ele está a ser feita no âmbito do projeto INOVAR – Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde maio de 2016. O projeto pretende identificar e caracterizar um conjunto de escolas e experiências inovadoras, criadas em Portugal ao longo do século XX. A análise de diferentes práticas, paradigmas pedagógicos e metodologias representativas de formas de escolarização alternativas que, então ou ainda hoje caracterizam essas instituições, são outros dos objetivos do projeto. Como fontes para este artigo foram utilizadas diversas publicações e materiais produzidos pela escola, a extensa documentação de arquivo (planos de atividades, relatórios, cartas, atas, imprensa escolar, fotografias, documentos audiovisuais, …) e testemunhos orais.

Referência(s)