Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho: percepção dos graduandos

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1983-4535.2018v11n4p167

ISSN

1983-4535

Autores

Aline Fagundes de Melo, Raísa Gabrielle Marques de Souza, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima, Gilberto Aparecido dos Santos,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

A presente pesquisa objetivou verificar quais as principais estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas na educação contábil e que proporcionam maior eficácia ao aprendizado, na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa se caracteriza quanto ao objetivo como descritiva, quanto à abordagem de problema como quali-quatitativa, quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com aplicação de questionário. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Rondônia – UNIR-localizada no Campus José Ribeiro Filho em Porto Velho. Foi considerado sujeito da pesquisa os alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Através da análise de frequência e Ranking Médio os resultados mostram que as estratégias que geram maior eficácia para o aprendizado são: Aula Expositiva, Leitura/Estudo Dirigido, Trabalho em Grupo/Seminário, Discussão/ Debates/Grupos de oposição, Aulas com vídeo, Método do caso/estudo de caso, Aula pratica e de Laboratório e Aprendizagem experimental/ Estágio. Tais resultados foram convergentes com os estudos abordados no contexto do trabalho.

Referência(s)