
Aprendizagem por Projetos no Ensino Fundamental: estratégia para entendimento da pirâmide alimentar
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i1.636
ISSN2525-3409
AutoresAna Paula Santos de Lima, Phillip Vilanova Ilha, Rodrigo Couto Corrêa da Silva, Félix Alexandre Antunes Soares,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoEste trabalho tem por objetivo avaliar o conhecimento sobre a pirâmide alimentar por ano escolar dos alunos das séries finais do ensino fundamental, assim como, o quanto uma proposta por aprendizagem de projetos pode influenciar na aquisição desses conceitos pelos estudantes. Trata-se de um estudo de caso realizado na cidade de Santa Maria/RS, com escolares do 6º ao 9º ano de uma escola estadual pública, totalizando 158 alunos. Os alunos responderam a duas questões sobre como imaginavam ser a pirâmide alimentar. Foram encontradas, em ambas as respostas, um melhor resultado no 6º e 8º ano; porém, o entendimento dos alunos do 6º ano obteve uma melhora acentuada no pós-teste, podendo isso indicar que os projetos desenvolvidos pelas professoras nessas duas turmas tenham obtido uma melhor aprendizagem significativa por parte dos alunos.
Referência(s)