Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem por Projetos no Ensino Fundamental: estratégia para entendimento da pirâmide alimentar

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i1.636

ISSN

2525-3409

Autores

Ana Paula Santos de Lima, Phillip Vilanova Ilha, Rodrigo Couto Corrêa da Silva, Félix Alexandre Antunes Soares,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar o conhecimento sobre a pirâmide alimentar por ano escolar dos alunos das séries finais do ensino fundamental, assim como, o quanto uma proposta por aprendizagem de projetos pode influenciar na aquisição desses conceitos pelos estudantes. Trata-se de um estudo de caso realizado na cidade de Santa Maria/RS, com escolares do 6º ao 9º ano de uma escola estadual pública, totalizando 158 alunos. Os alunos responderam a duas questões sobre como imaginavam ser a pirâmide alimentar. Foram encontradas, em ambas as respostas, um melhor resultado no 6º e 8º ano; porém, o entendimento dos alunos do 6º ano obteve uma melhora acentuada no pós-teste, podendo isso indicar que os projetos desenvolvidos pelas professoras nessas duas turmas tenham obtido uma melhor aprendizagem significativa por parte dos alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX