Tendência de Resolução de Problemas em Análise Combinatória com o Uso de um Jogo de Tabuleiro

2018; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2359-0793

Autores

Thomás Francisco de Abreu, Roberta Siqueira Fernandes, Edson Vieira da Rocha Filho, Angela Leite Moreno,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O ato de contar e essencial para a solucao de diversos problemas cotidianos. No inicio da aprendizagem, a contagem e utilizada em sua forma direta, seja para contagem de objetos ou na forma de listagem. Porem, ao se considerar uma grande quantidade de objetos e necessario a utilizacao da Analise Combinatoria para facilitar o processo de contagem. Entretanto, o principal problema enfrentado pelos alunos no aprendizado de Analise Combinatoria esta na interpretacao dos exercicios, principalmente em se decidir qual ferramenta utilizar para sua resolucao, visto que na maioria das vezes, os exercicios propostos em sala de aula ja evidenciam qual formula o estudante deve utilizar [3]. Uma alternativa para o ensino de Analise Combinatoria e a tendencia em Educacao Matematica de Resolucao de Problemas. Nela, o aluno e encarregado de realizar suposicoes e observacoes para, posteriormente, generalizar o conteudo. Enquanto isso, o professor fica encarregado de manter o ambiente confortavel para a discussao dos estudantes enquant ele media o conhecimento exposto dentro da sala de aula [1]. E importante que o professor considere todos os tipos de representacao que os alunos utilizaram para resolucao dos problemas, uma vez que exprimem a visualizacao que cada um teve acerca daquele exercicio. Alem disso, as representacoes sao o que facilitam a percepcao e compreensao dos conceitos, por trazer para a sala de aula um objeto abstrato [2].[...]

Referência(s)