ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.86012
ISSN1679-1916
AutoresGuilherme Ballardin Duso, Luan Lucas Pereira de Lima, Roberta Dall Agnese da Costa, Carine Geltrudes Webber,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA robótica educacional vem sendo muito utilizada em escolas ao redor do mundo para o desenvolvimento de habilidades de STEM desde o começo do aprendizado. Embora existam produtos para crianças e adolescentes, há uma carência de recursos para uso na educação infantil. A pesquisa desenvolvida sustenta a importância do ensino de conceitos de programação e robótica logo nas séries iniciais. Propõe-se uma plataforma composta por hardware (robô) e software (aplicativo móvel) destinada ao ensino de programação visando o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. Tal plataforma está operacional e os testes preliminares evidenciam seu potencial.
Referência(s)