Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.86012

ISSN

1679-1916

Autores

Guilherme Ballardin Duso, Luan Lucas Pereira de Lima, Roberta Dall Agnese da Costa, Carine Geltrudes Webber,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A robótica educacional vem sendo muito utilizada em escolas ao redor do mundo para o desenvolvimento de habilidades de STEM desde o começo do aprendizado. Embora existam produtos para crianças e adolescentes, há uma carência de recursos para uso na educação infantil. A pesquisa desenvolvida sustenta a importância do ensino de conceitos de programação e robótica logo nas séries iniciais. Propõe-se uma plataforma composta por hardware (robô) e software (aplicativo móvel) destinada ao ensino de programação visando o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. Tal plataforma está operacional e os testes preliminares evidenciam seu potencial.

Referência(s)
Altmetric
PlumX