Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Discussão atual sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.29149/mtr.v3i3.4504

ISSN

2525-8176

Autores

Anaïs Kovaleski, Heloisa de Miranda Coutinho, Graziela Scalise Horodyski,

Tópico(s)

Diverse Aspects of Tourism Research

Resumo

Os souvenirs gastronômicos são produtos derivados de alimentos ou bebidas, adquiridos pelos turistas ao redor do mundo, levados para casa como uma lembrança, trazem a identidade do destino/local visitado e, estão diretamente relacionados à atividade turística, sendo que seu consumo é influenciado pela experiência vivida nos lugares de um destino turístico. Segundo Horodyski et al. (2014), com base em outros autores, o souvenir gastronômico deve considerar cinco elementos que compõe as suas características principais: Alimentos e Bebidas, Identificação, Embalagem, Transporte e Identidade. Neste estudo, busca-se analisar a produção científica atual sobre o tema souvenir gastronômico, tendo como recorte os artigos e publicações em eventos buscados nas bases de dados Scopus, Publicações em turismo, Spell, Science Direct, Portal Capes, Scielo e Google Acadêmico. A metodologia escolhida para o presente estudo foi a pesquisa bibliográfica e o Methodi Ordinatio, que busca uma forma organizada de revisão de literatura sobre um tema específico, neste método busca-se primeiramente os artigos e publicações em sites de base de dados e depois utiliza-se os programas Zotero e JabRef, gerenciador bibliográfico e de referências. Totalizaram-se cinco artigos científicos e quatro trabalhos publicados em eventos, como resultado, pode-se afirmar que há pouca produção científica sobre o tema e, que iniciou a partir desde 2014, sendo portanto publicações recentes. Tem como principais abordagens: o consumo/comportamento do turista em relação ao souvenir gastronômico; a oferta dos produtos souvenirs gastronômicos; a relação do produto como souvenir gastronômico; a relação entre economia criativa e souvenir gastronômico e os elementos da geodiversidade tornando-se souvenirs gastronômicos um diferencial aos Geoparks.

Referência(s)
Altmetric
PlumX