Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CARACTERÍSTICAS DAS UNIDADES DE ATENDIMENTO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA REDE PRÓPRIA DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA E NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO

2018; UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29237/2358-9868.2018v6i2.p76-81

ISSN

2358-9868

Autores

Bráulio Brandão Rodrigues, Daniela Cristina Tiago, Nathália Ramos Lopes, Daniane Marinho e Silva,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

RESUMO: Introdução: A atenção aos usuários de álcool e outras drogas tem sido uma parte importante da Saúde Mental nos últimos anos. Várias leis e portarias estabeleceram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) à população com necessidades devido ao álcool e drogas. Objetivos: Analisar, através dos Sistemas de Informações em saúde, o perfil de atendimento de álcool e outras drogas na rede de assistência especializada e na rede de urgência e emergência do município de Anápolis-GO Metodologia: Estudo descritivo, transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa, utilizando a base de dados do Sistema de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Utilizou-se dados referentes ao município de Anápolis – GO, do ano de 2017. Os dados foram tabulados e analisados pelo software TABWIN, disponibilizado pelo próprio DATASUS, enquanto a avaliação do diagnostico situacional foi feito com o Diagrama de Ishikawa. Resultados: Foram constatadas 474 internações devido ao álcool e drogas em Anápolis no ano de 2017. A cidade não segue o que é preconizado pela portaria nº 3.088, pois não conta com uma unidade CAPS AD III 24 horas, bem como não possui um Hospital Geral de referência. Ambos os pontos de atenção seriam necessários para o estabelecimento de um protocolo de atendimento próprio para esta camada da população. Conclusão: Mesmo com alguns desafios, faz-se necessário a adaptação do CAPS AD para categoria III, bem como a instalação de uma unidade de referência para atendimento com enfermarias especializadas.

Referência(s)