Obtenção Experimental dos Coeficientes de Empuxo e de Torque para Modelagem Matemática de Quadrirrotores
2018; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2359-0793
AutoresGraciela E. B. Bertoldo, Elisiane P. Paixao, Ivan P. Canal, Manuel M. P. Reimbold,
Tópico(s)Inertial Sensor and Navigation
ResumoOs UAVs (Unmanned Aerial Vehicle) sao aeronaves que nao necessitam de um piloto a bordo. Sao utilizados para fins militares, meteorologicos, seguranca, entretenimento, entre outros. Dentre essas aeronaves destacam-se os quadrirrotores. Estes sao arranjos de quatro propulsores eletromecanicos, cada qual constituido por helice, motor brushless e ESC (Electronic Speed Control). Em estudos realizados para obter o modelo matematico da dinamica do quadrirrotor, deparou-se com a necessidade de determinar os coeficientes de torque e de empuxo. Ambos podem ser obtidos analiticamente, porem os valores obtidos nem sempre condizem com a realidade [2]. Por esse motivo, e vantagem obte-los por meio de testes experimentais. Por tanto, o objetivo desta investigacao consiste em examinar a literatura tecnica e constatar as caracteristicas dos instrumentos utilizados para obter tais coeficientes. Dessa forma, as informacoes coletadas serao base para o desenvolvimento de uma plataforma de teste que meca com precisao os parametros supracitados. Os coeficientes de empuxo, CT , e de torque de reacao, CQ , dependem da geometria e do perfil do rotor. Ambos os coeficientes atuam sobre a estrutura suspensa no ar e podem ser expressos pelas equacoes (1) e (2) respectivamente. Onde ωi representa a densidade do ar, Ti o torque de reacao e, Qi o empuxo.[...]
Referência(s)