
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
2018; Volume: 8; Issue: 24 Linguagem: Português
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53
ISSN2358-3088
AutoresEdinilza da Silva Machado Medeiros, Dulce Rodrigues de Matos Prestes, Emília Karla de Araújo Amaral Pignata, Rosa Maria Silva Furtado,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoA prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.
Referência(s)