Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica

2018; Volume: 8; Issue: 24 Linguagem: Português

10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53

ISSN

2358-3088

Autores

Edinilza da Silva Machado Medeiros, Dulce Rodrigues de Matos Prestes, Emília Karla de Araújo Amaral Pignata, Rosa Maria Silva Furtado,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

A prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.

Referência(s)