
Mercado em acomodação: uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15603/2175-7755/cs.v40n3p241-268
ISSN2175-7755
AutoresLuiz Artur Ferraretto, Fernando Morgado,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoCom a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade.
Referência(s)