Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Effects of high voice reading in reading understanding of primary students/Efectos de la lectura en voz alta en la compresión lectora de estudiantes de primaria

2017; Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt; Volume: 16; Issue: 01 Linguagem: Português

10.15665/.v16i01.945

ISSN

2216-135X

Autores

Karina Sofía Lastre Meza,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estudar os efeitos da leitura em voz alta no nível de compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental. a abordagem quantitativa com um tipo de estudo explicativo sob um desenho quase experimental com pós-teste prebruepa- foi assumida em um grupo experimental. A amostra foi representada por um total de 33 estudantes, depois de se encontrar critérios de inclusão e de exclusão, estes foram administrados a compreensão de leitura de teste da complexidade linguística Progressiva (CRE) de Alliende, Condemarín, e Milicic (1991) . Após a aplicação, a voz de leitura estratégia do programa foi executado em um período de 4 meses. A análise dos resultados foi realizada com o programa SPSS versão 22 com a aplicação de estatísticas não paramétricas, uma vez que a amostra não apresentar uma distribuição normal, de modo que foi utilizado o teste de Wilcoxon, com um nível de significância de 0,05. Os resultados sugeriram que após a implementação do programa os alunos melhorou significativamente os níveis literal (p: 000) e inferencial (p = 0,014 e p: 0,001). No entanto, para o nível crítico textuais (p = 0,485 e p: 0,034) não existe qualquer significância estatística. Concluise que os níveis de compreensão da leitura pode ser melhorada com a intervenção de leitura em voz alta em seus níveis literal e inferencial e corrobora que, como passou para outro nível de leitura, a complexidade aumenta e para alcançálo é necessária mais trabalho e tempo.

Referência(s)