
Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa
2018; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25248/reas.e127.2019
ISSN2178-2091
AutoresIzabela Melo Garcia, Tatiane Angélica Phelipini Borges, Rafael Rodrigo da Silva Pimentel, Marli Terezinha Oliveira Vannuchi,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivo: Compreender as percepções dos discentes de enfermagem sobre o processo de construção de seu aprendizado no contexto pedagógico da metodologia ativa. Método: Investigação qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram entrevistados cinquenta discentes do segundo e último ano do curso de graduação em enfermagem. A coleta dos dados fundamentou-se na aplicação de um questionário que abordavam questões sobre o processo de construção de seu conhecimento e evolução de sua autonomia frente ao emprego da metodologia ativa. O material empírico foi analisado pela técnica análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Emergiu a formação de duas categorias: Metodologia ativa na construção de sujeitos autônomos e; Potencialidades e desafios da metodologia ativa. Conclusões: Os discentes de enfermagem perceberam que o emprego da metodologia ativa na formação profissional auxilia positivamente no desenvolvimento e construção do conhecimento, tornando os sujeitos ativos, críticos e reflexivos e com maior autonomia na construção de seu conhecimento.
Referência(s)