Artigo Acesso aberto

O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio

2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/linguatec.v3.n2.a3279

ISSN

2525-3425

Autores

Mateus da Rosa Pereira,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O cinema pode ser um grande aliado no ensino de inglês, desde que algumas preocupações sejam levadas em consideração, tais como as necessidades específicas da turma, o contexto educacional concreto e o nível de proficiência dos alunos. A fim de fortalecer as práticas de ensino com o uso desse recurso tão apreciado pelos estudantes, em 2017 investigamos um referencial teórico básico sobre as relações entre a linguagem cinematográfica e a Língua Inglesa. Em 2018, um novo projeto dedicou-se a desenvolver atividades que dialoguem com os pressupostos teóricos estudados, com o objetivo de retroalimentar as pesquisas e enriquecer as práticas de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho narra algumas atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Inglesa IV, com uma turma de formandos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Com base no filme O jogo da imitação (2014), essas atividades entrelaçam habilidades produtivas e receptivas, além de desenvolver vocabulários relacionados à área técnica do curso e fomentar a conscientização linguística a respeito dos sentidos e usos de adverbial clauses no contexto temático e narrativo do filme. Ao final, são tecidas algumas reflexões a respeito dos resultados alcançados e do uso de filmes no ensino de inglês.

Referência(s)