
Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin
2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 24; Linguagem: Português
10.26512/lc.v24i0.19721
ISSN1981-0431
AutoresIsauro Beltrán Núñez, Magda Maria Pinheiro de Melo, Paulo Gonçalo Fárias Gonçalves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDurante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.
Referência(s)