Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 24; Linguagem: Português

10.26512/lc.v24i0.19721

ISSN

1981-0431

Autores

Isauro Beltrán Núñez, Magda Maria Pinheiro de Melo, Paulo Gonçalo Fárias Gonçalves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Durante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.

Referência(s)