Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear

2019; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 41; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2018-0118

ISSN

1806-9126

Autores

Ana Claudia Sabino, Alysson Marcelo de Campos, Donizete Torres de Morais, João Paulo Kaled, Maria Estela Gozzi, Ronaldo Celso Viscovini,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Tem sido tema comum, nas propostas curriculares, o estudo e experiências de observação do céu e dos principais fenômenos relacionados, a fim de possibilitar a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes. Recentemente, a proposta de BNCC (Base Nacional Curricular Comum) destaca a necessidade do ensino de astrofísica para estudantes do Ensino Médio. Dentro desta proposta se encaixa a discussão de nascimento, vida e morte das estrelas, assunto atualmente pouco contemplado nos encaminhamentos metodológicos das práticas educativas em curso. Pensando em contribuir com a modelização e aproximação do fenômeno a ser visualizado pelos estudantes apresentamos animações e simulações que podem se tornar importantes ferramentas para o ensino desse conteúdo. Produziu-se então uma animação GIF (Graphics Interchange Format), por meio do software livre Maxima, que retrata o fenômeno da fusão nuclear entre prótons, a força coulombiana repulsiva de aproximação e a interação de força forte, a partir de certa distância de aproximação. Por meio da interação dialógica entre o saber científico, a observação dos fenômenos cotidianos, e o uso de imagens animadas GIF, propõe-se situações que promovam a apropriação de novos conhecimentos.

Referência(s)