Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA EVASÃO ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

2018; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17765/1516-2664.2018v23n2p205-228

ISSN

2176-9176

Autores

Rafaela Costa Silva, Ana Flávia de Moraes Moraes, Geraldo Vieira da Costa,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A evasão escolar no ensino superior é um problema internacional que afeta de forma direta nos resultados dos sistemas educacionais, e suas causas têm sido alvo de vários estudos visto que emergem tanto das instituições de ensino superior quanto dos próprios discentes e da sociedade onde estão inseridos. Partindo deste princípio, este estudo se destinou a fazer o levantamento de alguns dos fatores que podem levar os alunos do curso de Administração de uma instituição de ensino superior privada do Estado do Amazonas a evadir. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada por meio de aplicação de questionários aos alunos e entrevistas com professores e o coordenador do curso, cujos dados foram tratados por meio das estratégias da estatística descritiva e da análise de conteúdo. A partir da análise dos questionários e das entrevistas foi constatado que o índice de evasão na instituição de ensino analisada poderá ser de 11,5%, além de envolver diversos aspectos que estão condicionados inclusive às ações de gestão institucional, dependendo de adoção de medidas para o entendimento e o controle do processo.

Referência(s)