Artigo Produção Nacional

INSERÇÃO PRECOCE DE ESTUDANTES NO ATENDIMENTO DE PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Antonio Jose Costa de Sousa, Naama Katarine Formiga Leite, Jamyson Júnior França, Johnn Kevinny do Nascimento Apolinario, Lucas Pereira Bezerra Antunes, Nadine Oliveira Cabral,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Introducao: O ensino, a pesquisa e a extensao sao espacos para construcao de conhecimento, e formacao profissional. A extensao, por exemplo, permite a articulacao entre a teoria e a pratica proporcionando aos discentes um olhar integral. O Projeto de Extensao de Assistencia Fisioterapeutica na Doenca de Parkinson possibilita essa experiencia na extensao precocemente, com a insercao de estudantes de periodos iniciais do curso de Fisioterapia da UFPB. Descricao: Os atendimentos sao feitos duas vezes por semana (terca e quinta-feira), em grupo, e em solo ou na piscina terapeutica. Cada usuario e assistido por um estudante, que deve ajuda-lo a realizar os exercicios demonstrados. Os discentes ingressam no projeto atraves de um processo seletivo realizado por estudantes ja veteranos na atividade. Sao feitas entrevistas individuais e/ou em grupo com estudantes do primeiro periodo do curso, que sao avaliados atraves dos seguintes quesitos: potencial de aprendizado, vontade de ajudar o proximo, conhecimentos basicos sobre a doenca, capacidade de trabalhar em grupo e potencial para achar solucoes para possiveis problemas. Apos as entrevistas, os veteranos, junto ao professor-orientador, discutem as respostas e entram em consenso quanto a quem e capacitado para adentrar no projeto de extensao. Durante as praticas assistenciais, os estudantes dos periodos iniciais sao responsaveis pelo acolhimento dos pacientes e pela escuta qualificada dos cuidadores. Impactos: A insercao precoce dos estudantes foi favoravel , pois proporciona um contato inicial com pacientes em um momento de adaptacao ao curso, fazendo com que eles, inclusive, se apaixonassem mais pela fisioterapia e tivessem mais certeza de que gostariam de continuar na area. Alem disso, o contato com os veteranos estimula a vontade de aprender mais sobre a terapeutica empregada, assim como adquirir conhecimentos mais profundos sobre a patologia. Para os pacientes e cuidadores, o contato com os primeiranista e muito produtivo, pois eles tendem a ser bons ouvintes. Consideracoes: A insercao precoce em projetos de extensao contribui entre outros fatores com a formacao mais humanizada do profissional, para a integracao entre alunos e usuarios, para a reducao da evasao estudantil e estimula o aprendizado da pratica fisioterapeutica. Em sintese, essa proposta tem contribuido para uma percepcao mais humanistica, alem de promover integracao, interacao e troca de saberes entre os novos extensionistas, veteranos e pacientes.

Referência(s)