
Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódicos CAPES
2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/ae19828632v12n12019p50a67
ISSN1982-8632
AutoresNathalia Nicolau Piton, Cristiane Machado,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem como objetivo inventariar artigos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que abordam o tema clima escolar. O propósito do estudo foi elaborar um panorama quantitativo da produção científica em artigos e analisar qualitativamente os títulos que investigaram casos brasileiros destacando os seguintes aspectos: objetivo, metodologia e resultado e/ou conclusão. A pesquisa adotou a metodologia da revisão bibliográfica. O levantamento foi realizado utilizando-se o descritor clima escolar entre aspas com os filtros ‘artigos’ e ‘education’ e sem recorte temporal. O estudo permitiu concluir que há um aumento expressivo no número de artigos acerca do tema ao longo dos anos, mas existe relativa escassez de pesquisas científicos sobre o tema no Brasil. A análise qualitativa dos artigos permitiu compreender que fatores internos e externos ao ambiente escolar podem estar relacionados à composição do clima escolar e professores e gestores possuem influência na estruturação e manutenção desse clima.
Referência(s)