Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódicos CAPES

2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/ae19828632v12n12019p50a67

ISSN

1982-8632

Autores

Nathalia Nicolau Piton, Cristiane Machado,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo tem como objetivo inventariar artigos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que abordam o tema clima escolar. O propósito do estudo foi elaborar um panorama quantitativo da produção científica em artigos e analisar qualitativamente os títulos que investigaram casos brasileiros destacando os seguintes aspectos: objetivo, metodologia e resultado e/ou conclusão. A pesquisa adotou a metodologia da revisão bibliográfica. O levantamento foi realizado utilizando-se o descritor clima escolar entre aspas com os filtros ‘artigos’ e ‘education’ e sem recorte temporal. O estudo permitiu concluir que há um aumento expressivo no número de artigos acerca do tema ao longo dos anos, mas existe relativa escassez de pesquisas científicos sobre o tema no Brasil. A análise qualitativa dos artigos permitiu compreender que fatores internos e externos ao ambiente escolar podem estar relacionados à composição do clima escolar e professores e gestores possuem influência na estruturação e manutenção desse clima.

Referência(s)
Altmetric
PlumX