Artigo Produção Nacional

COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Talita Leite Ladeira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Introducao: Para a garantia de um desempenho profissional eficiente e necessaria competencia cognitiva (saber), psicomotora (saber fazer) e socioafetiva e atitudinal (querer fazer). Dessa forma, a universidade tem o papel de promover a aquisicao de tais competencias para a formacao integral do aluno. Descricao: Trata-se do relato de uma proposta pedagogica de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, com objetivo de fomentar a construcao de habilidades comunicacionais e atitudinais, na investigacao clinica de casos simulados. Os alunos deveriam desvendar os possiveis comprometimentos respiratorios e os determinantes sociais que interferiam no processo saude-doenca, de acordo com tres casos clinicos, apresentados um em cada aula pratica semanal, da disciplina de Fisioterapia Respiratoria do Centro Universitario Estacio Juiz de Fora.Participaram 39 alunos, divididos em tres grupos, do 5o periodo do curso, no segundo semestre de 2016. A dinâmica, alem do objetivo de aprendizagem de competencia comunicacional, tambem serviu como metodologia avaliativa. Desenvolveu-se em 3 aulas de 1 hora e 40 minutos, uma vez por semana, sendo que os grupos se intercalaram nas funcoes de paciente, fisioterapeuta e investigador. Sob o aspecto avaliativo, foram distribuidos ate 3 pontos, sendo 0,5 ponto na participacao como paciente, 1,5 pontos como fisioterapeuta e 1,0 como investigador.O grupo paciente recebia o roteiro detalhado e orientacoes sobre o caso clinico do dia e deveriam fazer-se passar pelo paciente, em uma primeira sessao de anamnese, devendo responder conforme as colocacoes. Os detalhes do caso so deveriam ser confidenciados aos fisioterapeutas caso abordassem na conducao da sessao clinica, durante 30 minutos, conduzida pelo grupo de fisioterapeutas. Ao julgarem ter informacoes suficientes, o grupo fisioterapeuta elaborou um relatorio clinico no tempo de 20 minutos, descrevendo o que acreditavam influenciar na saude do paciente. Houve a leitura do mesmo e defesa do ponto de vista em 10 minutos.O grupo investigador acompanhou a conducao dos fisioterapeutas e tambem elaboraram um relatorio, em 20 minutos, mencionando se concordavam com a conducao proposta, se fariam algo diferente e quais os fatores que influenciavam na saude do paciente. Tambem poderiam interrogar o paciente e tiveram 10 minutos para fazer suas consideracoes.Nos 40 minutos restantes houve reflexao sobre as abordagens, revelacao de todas as repercussoes do caso clinico e analises das atuacoes dos grupos, com a moderacao da professora. Impactos: Percebemos grande entusiasmo dos alunos e acreditamos que, ao passar das semanas, puderam exercitar as habilidades de comunicacao e atitudinais e ampliar o olhar sobre o processo saude-doenca nos provaveis acometimentos respiratorios. Em outra atividade proposta, de seminarios, observamos repercussoes dessa percepcao ampliada de saude na construcao das falas dos alunos. Consideracoes: A metodologia ativa proposta parece avancar no sentido de aquisicao de competencias comunicacionais e atitudinais, englobando a relevância de observacao sobre os contextos sociais, economicos e culturais para a abordagem ampliada do paciente e de todo o contexto de vida que influencia diretamente nas condicoes de saude.

Referência(s)