Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Corporeidade: aproximações atemporais entre pensamentos filosóficos para uma perspectiva complexa da Educação Física escolar

2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/ae19828632v12n12019p96a107

ISSN

1982-8632

Autores

Maurício Teodoro de Souza, Luiz Sanches Neto, Alan Ovens,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo buscamos: refletir sobre pesquisas recentes acerca do “estado da arte” sobre corporeidade, as quais vêm indicando como esse conceito tem sido discutido em diferentes contextos brasileiros; localizar indícios desse conceito por meio de uma perspectiva complexa, coadunando-se à construção conjunta do processo epistemológico transcendendo tempo e espaço para identificar olhares comuns de modo atemporal; reconhecer o impacto dessa perspectiva na compreensão do Se-Movimentar, promovendo importante influência na qualidade da prática pedagógica em Educação Física escolar. Partimos do indicativo que a década de 1980 constituiu-se como divisor de águas para a discussão sobre o objeto de estudo e contribuíram com o desenvolvimento do pensamento científico da Educação Física brasileira. Consideramos que a complexidade, nos modos criativos de interagir, implica na abertura dos processos de ensino e de aprendizagem à emergência de possibilidades na intervenção de professores (as) para expandir espaço e experiências do que é pedagogicamente possível, pois as reflexões sobre a complexidade de suas práticas são permeadas por intencionalidades e emoções que podem explicitar “verdades inconvenientes” vitais à potencialização do percurso da aprendizagem dos (as) estudantes.

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