Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Medindo a altura da escola com trigonometria e teodolitos

2017; Volume: 30; Issue: 1-2 Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.43901

ISSN

2595-4377

Autores

Giselle Anna Oliveira Silva, Samantha da Silva Vargas, Verônica Ferreira dos Santos, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto, Denise Leal de Castro, Karla Gomes de Alencar Pinto, V L B de Jesus,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Neste trabalho será apresentada a experiência vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRJ, na aplicação da atividade “Medindo com o Auxilio do Teodolito”. Ela consistiu de uma prática em que os alunos puderam medir a altura do prédio da escola, utilizando um teodolito confeccionado com materiais de baixo custo. O experimento carrega o objetivo de mostrar aos estudantes uma aplicação da Trigonometria no cotidiano, utilizando a relação trigonométrica tangente para medir uma distância inacessível com instrumentos de medida convencionais, levando aos alunos a uma aula mais dinâmica. Durante esta experiência foram aplicados dois testes que puderam verificar quantitativamente a contribuição da atividade, que foi considerada satisfatória ao final do experimento, pois atingiu o seu objetivo de contribuir de forma significante para o aprendizado dos alunos sobre as relações trigonométricas, em especial a tangente. Além de ter possibilitado a detecção de algumas outras dificuldades em matemática apresentadas pelos alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX