
Webrádio UniFOA como espaço de preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho
2011; Volume: 6; Linguagem: Português
ISSN
1982-1816
AutoresJéssica Patrícia da Conceição, Beteta Viana, R. T. Santos, Décio Gonçalves, Benjamim Brito, Gabriel Lincoln Oliveira Santos, Claucida Silva de Oliveira Lima,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA Webradio UniFOA funciona como laboratorio dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e completara tres anos no dia 18 de outubro de 2011. No presente estudo foram selecionados 4 egressos do curso de jornalismo e 13 academicos do curso Propaganda do UniFOA. O objetivo e estudar como as funcoes de producao publicitaria em radio e de radiojornalismo desenvolvidas durante o estagio na webradio podem contribuir como pre-requisito para a insercao destes no mercado de trabalho. Durante esse periodo os estagiarios tiveram oportunidade de conhecer as especificidades das profissoes de jornalista e publicitario. O questionario semiestruturado apresentou informacoes sobre as ocupacoes atuais e tarefas desenvolvidas pelos estagiarios. Os dados mostram as semelhancas entre as praticas da webradio e das empresas de Jornalismo e Publicidade da regiao Sul Fluminense e da capital. Dentre os egressos, podemos destacar Pedro Werner, atualmente estagiario no site Globoesporte.com, Marcos Pires, jornalista, pos-graduando em cinema na UFJF e Andre Pinheiro que atualmente e jornalista do Programa Dario de Paula e da Troup Comunicacao e fez seu trabalho de conclusao de curso sobre a Webradio UniFOA. Os demais alunos ja se destacam no cenario regional em agencias de publicidade, como Troup, jornais, como Foco Regional e Diario do Vale e emissoras de tv como a TV Bandeirantes. As informacoes de cada perfil dos alunos servem de referencia para avaliar como o mercado jornalistico e publicitario faz a selecao de estagiarios. Para a organizacao dos dados, foi utilizado o cadastro da Central de Estagio e tambem o Portal de Egresso. Sendo assim, a proposta da pratica foi desenvolver e apoiar os alunos, a partir do trabalho em diferentes setores dentro da webradio, na assimilacao das funcoes do setor para entender a corporacao como um todo.
Referência(s)