DESVALORIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO BRASILEIRO: ENTRE POLÍTICAS E DILEMAS SOCIAIS
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14244/enp.v1i2.40
ISSN2527-158X
AutoresJúlia Braga Rodolfo de Souza, Marina Augusta de Jesus Silva Brasil, Vitória Evelin Pignatari Nakadaki,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo busca compreender a origem da baixa remuneração salarial docente no país, de forma a analisar as consequências múltiplas do descaso social enfrentado, seus reflexos no âmbito pessoal e profissional em meio a um cenário de políticas públicas estagnadas em sua efetividade. O olhar social e a influência deste na escolha pelo magistério, no ingresso e permanência na área educacional serão também objeto de análise. Nesse parâmetro e a partir da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, que visa valorizar os professores por meio da equiparação de seu rendimento médio com o dos demais profissionais de mesma escolaridade, serão confrontados as necessidades e os desafios no contexto desta meta, visto que não basta estabelecer estratégias de ação, é preciso um acerto estrutural de contas em nível econômico, social e político frente às demandas do atual professor brasileiro.
Referência(s)