Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v10i20.691

ISSN

2178-0463

Autores

Michele Souza da Silva, Cristiane Cardoso,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a realidade do ensino de climatologia nas aulas de Geografia e a formação do docente dessa área. Percebemos um grande despreparo para a abordagem dessa temática pelos professores, sendo que, muitas vezes, esse conteúdo é abordado de forma superficial ou até mesmo não é mencionado nas escolas. Quando lecionado nas aulas, o assunto é apresentado a partir dos livros didáticos, de forma descontextualizada, estática, desarticulada e dissociada das relações sociais. Isso dificulta a compreensão e assimilação do aluno em determinados conteúdos que precisam ser ministrados de uma forma mais prática ou associado ao mundo que o cerca. Diante disso, elaboramos um curso de extensão sobre o Ensino de Climatologia destinado a professores de Geografia da rede de Ensino Básico e para os graduandos em Geografia. Foi possível obter resultados sobre como esses professores e estudantes aprenderam e transmitem os conteúdos de climatologia nas escolas. Compreendemos que a climatologia se enquadra no tipo de conhecimento que deve ser tratado com aulas teóricas e práticas, de modo a compreender sua dinâmica e a sua influência no cotidiano dos alunos.

Referência(s)