Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU "VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA"

2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Linguagem: Português

10.15628/holos.2018.4899

ISSN

1807-1600

Autores

Leonardo Alves de Oliveira, Josiane Peres Gonçalves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Filmes dos mais variados tipos são utilizados como recursos didáticos por professores das mais variadas etapas e modalidades de ensino. Com relação ao uso de filmes de ficção, especificamente, alguns estudiosos relatam um uso instrumental destes recursos didáticos, um uso que não reconhece ou valoriza as qualidades estéticas dos filmes, suas características artísticas. Por essa razão, este estudo pretendeu compreender a relação entre professores(as) de um curso de Pedagogia e o uso de filmes, especialmente os de ficção, como recursos didáticos no ensino superior. A pesquisa qualitativa utilizou como instrumento questionários eletrônicos compostos de questões abertas e fechadas, ao qual professores(as) de um curso de Pedagogia responderam. Em sua heterogeneidade, os dados indicaram que dentre os professores que utilizam filmes como recursos didáticos, a maioria privilegia os filmes de ficção. Ao utilizá-los, os professores preocupam-se em estabelecer elos entre seus temas e os conteúdos das disciplinas que ministram, porém não foi identificada uma profundidade ou objetivo de exploração de aspectos estéticos dos filmes ou tentativas de traduzir sensibilidade em julgamento estético. O conhecimento da linguagem cinematográfica nem sequer foi considerado um pré-requisito para o uso dos filmes como recursos didáticos.

Referência(s)