
GERAÇÕES E ESTILO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM ALAGOAS
2018; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 50 Linguagem: Português
10.5752/p.1984-6606.2018v18n50p80-96
ISSN1984-6606
AutoresVivianne Klissia Oliveira Rocha, Ibsen Mateus Bittencourt, Paulo Henrique Martins Desidério, Carlos Antônio Cardoso Sobrinho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA pesquisa tem como objetivo analisar por meio do Inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb quais são os estilos de aprendizagem e modalidades didáticas de preferência entre os alunos de acordo com a geração a que pertencem. Quanto ao método, foi feito um levantamento por meio de questionários aplicados, resultando em uma amostra de 313 respondentes, composta por integrantes da Geração X (2,2%), Geração Y (38,7%) e Geração Z (59,1%). Em relação ao Estilo de Aprendizagem foram identificados os quatro estilos, com predominância dos estilos Acomodador e Divergente, em ambas as gerações. Entretanto, quando separados também por curso, apresentou um resultado diferente do anterior, com maior concentração de alunos com o estilo divergente no curso de Administração e Acomodador nos demais cursos. Essa divergência também ocorre na preferência por modalidades didáticas, contudo, é possível identificar maior preferencias das Gerações Y e Z por abordagens mais ativas, divergindo das abordagens conservadoras que muitos professores utilizam. A pesquisa contribui com conhecimento acerca das particularidades e motivações de cada geração durante o processo de aprendizagem.
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