
Análise da distância social em verbetes de dicionários infantis ilustrados
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/lex4-v2n2a2017-5
ISSN2447-9551
AutoresThaísa Maria Rocha Santos, Antônio Luciano Pontes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNosso trabalho traz a análise de verbetes de duas obras. Estas são dois dicionários consagrados no mercado editorial: Aurelinho. Dicionário Infantil ilustrado da Língua Portuguesa (2008) e Meu Primeiro Dicionário Houaiss (2010). Analisamos os recursos semióticos presentes em alguns verbetes dessas obras, os quais foram escolhidos tendo como base critérios que priorizassem coincidências de ocorrências entre os dois dicionários. Ao todo, foram analisados 10 verbetes, sendo 5 de cada dicionário, à luz da Multimodalidade e da Metalexicografia. Analisamos a distância social nos verbetes ilustrados, tendo como base a Teoria da Gramática do Design Visual (GDV), e observamos a organização dos verbetes dos dicionários infantis, tendo como referência as teorias da Metalexicografia, por meio de estudos de teóricos como Welker (2004) e Pontes (2009), dentre outros.
Referência(s)