Artigo Revisado por pares

Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência

2018; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 31; Issue: 103 Linguagem: Português

10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002

ISSN

2176-6673

Autores

Josie Ágatha Parrilha da Silva, Marcos Neves,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Todas as áreas utilizam e criam imagens, mas nem sempre possuem um referencial teórico, questão com a qual a arte pode contribuir. Considerando que arte e ciência são faces do conhecimento, é apresentada uma proposta de leitura de imagem interdisciplinar que possa ser aplicada em diferentes áreas. O referencial teórico baseia-se em abordagens epistemológicas de Umberto Eco, Paul Valèry e Edgar Morin, e em teóricos da leitura de imagem, como Lucia Santaella, Erwin Panofsky e Horst Bredekamp. A partir dessas contribuições, é elaborada uma leitura de imagem com quatro passos: análise da forma, análise do conteúdo, análise das relações que envolvem a imagem (autor versus contexto versus leitor) e análise interpretativa do leitor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX